domingo, 15 de junho de 2014

Livros que viraram filmes


Existem várias formas de se alavancar a visibilidade de um livro, seja por um programa de televisão como no caso do livro “Casamento blindado” escrito por Renato e Cristiane Cardoso que após fazerem sucesso com seu programa semanal Love School: Escola do amor, na TV Record lançou um livro que também virou sucesso em vendas, seja por anúncios em veículos de comunicação de sucesso, ou pelo lançamento de um filme que narre à história do livro, que ultimamente tem dado bastante certo principalmente entre os jovens.

 Um dos primeiros filmes a transformar um livro em um Best Seller foi a série Harry Potter que já era um sucesso entre os jovens, mas após o lançamento do primeiro filme da série atingiu a marca de um bilhão de exemplares vendidos, até dezembro de 2011, em mais de 67 idiomas.


Após esse fenômeno, veio o aparecimento dos filmes da Saga Crepúsculo que divididos em quatro livros escritos por Stephanie Meyer, contam a história de um triângulo amoroso entre uma humana, um vampiro e um lobo e que rendeu mais 160 milhões de exemplares vendidos e traduzidos para mais de 37 países ao redor do mundo.

A última novidade do mundo literário que virou filme é a história de amor contada em “A culpa é da estrelas”. O livro que já era um sucesso principalmente entre meninas de 12 à 19 anos, ganhou recentemente as telonas e vem emocionando não só adolescentes como pessoas de qualquer gênero e faixa etária. O livro escrito por John Green conta a história de amor entre dois adolescentes que sofrem com um câncer. Até o ano passado já haviam sido vendidos mais de 267 mil, mas na primeira semana após o lançamento do filme em 05/06/14 foram vendidos mais de 30 mil exemplares e a já ultrapassou a marca de 340 mil livros vendidos.
Como os números revelam, uma estratégia de marketing que vem alavancando vendas de livros ao redor do mundo é a conversão das histórias escritas para as telas de cinema pois, além do filme em si, toda a produção e a divulgação que envolve essa dramatização deixa os nomes do livro e do autor em evidência, podendo assim, trazer visibilidade para outras obras escritas por este mesmo autor.

Escrito por Juliana Souza Pinto, aluna do curso de Design Gráfico (Webdesign) da Universidade Castelo Branco (Campus Realengo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário