Existem várias formas
de se alavancar a visibilidade de um livro, seja por um programa de televisão
como no caso do livro “Casamento blindado” escrito por Renato e Cristiane Cardoso
que após fazerem sucesso com seu programa semanal Love School: Escola do amor,
na TV Record lançou um livro que também virou sucesso em vendas, seja por
anúncios em veículos de comunicação de sucesso, ou pelo lançamento de um filme
que narre à história do livro, que ultimamente tem dado bastante certo
principalmente entre os jovens.
Após
esse fenômeno, veio o aparecimento dos filmes da Saga Crepúsculo que divididos
em quatro livros escritos por Stephanie Meyer, contam a história de um
triângulo amoroso entre uma humana, um vampiro e um lobo e que rendeu mais 160
milhões de exemplares vendidos e traduzidos para mais de 37 países ao redor do
mundo.
A última
novidade do mundo literário que virou filme é a história de amor contada em “A
culpa é da estrelas”. O livro que já era um sucesso principalmente entre
meninas de 12 à 19 anos, ganhou recentemente as telonas e vem emocionando não
só adolescentes como pessoas de qualquer gênero e faixa etária. O livro escrito
por John Green conta a história de amor entre dois adolescentes que sofrem com
um câncer. Até o ano passado já haviam sido vendidos mais de 267 mil, mas na primeira semana após o lançamento do filme em 05/06/14 foram
vendidos mais de 30 mil exemplares
e a já ultrapassou a marca de 340 mil livros vendidos.
Como os números revelam,
uma estratégia de marketing que vem alavancando vendas de livros ao redor do
mundo é a conversão das histórias escritas para as telas de cinema pois, além do filme em si, toda a produção e a divulgação que envolve essa dramatização deixa os nomes do livro e do autor em evidência, podendo assim, trazer visibilidade para outras obras escritas por este mesmo autor.
- Escrito por Juliana Souza Pinto, aluna do curso de Design Gráfico (Webdesign) da Universidade Castelo Branco (Campus Realengo).
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